Dentes perfeitos
À medida que o tratamento ortodôntico se tornou mais sofisticado e as opções de pacientes aumentaram, tornou-se possível fazer mais do que simplesmente corrigir más oclusões causadas por dentes superlotados ou tortos. Isso é especialmente perceptível quando você abre uma revista de celebridades e é recebido com uma série de “sorrisos perfeitos”.
O desafio para os profissionais é garantir que aqueles que buscam aconselhamento tenham expectativas realistas. Principalmente o que você pode e o que não pode fazer com o tratamento ortodôntico.
A pesquisa da DDU mostra que muitos pacientes reclamam quando ficam desapontados com os resultados do tratamento. Além disso, uma proporção significativa de queixas indicou alegações de comunicação inadequada com os pacientes, afirmando que eles desconheciam a dor, o desconforto, as possíveis complicações ou os efeitos da contenção.
Aqui estão algumas maneiras de identificar e resolver discrepâncias entre a lista de desejos de um paciente e o que realmente pode ser alcançado.
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O elemento tempo muitas vezes promoveu fortemente o tratamento ortodôntico moderno. A promessa de resultados rápidos atrai muitos pacientes. No entanto, aparelhos ortodônticos de tratamento limitado podem não ser adequados em todos os casos. Portanto, deve sempre ficar claro que consultas suficientes são necessárias.
Portanto, é importante não exagerar em certas opções ou fazer afirmações de marketing exageradas.
A Sociedade Britânica de Ortodontistas (BOS), em seus padrões profissionais, lembra os membros da equipe ortodôntica de: Quebrar as regras pode ser um ato criminoso. No pior dos casos, uma ação civil ou criminal pode ser tomada.
GDC diz aos profissionais de odontologia: Se você endossar um produto, forneça apenas informações factuais sobre o produto que possam ser verificadas por evidências. Você deve ter cuidado para não afirmar ou insinuar que toda a profissão compartilha da sua opinião.
consulta inicial
Os pacientes que procuram você pode ser influenciado por uma variedade de fontes. Por exemplo: TV, revistas, SNS onde há muito espaço para mal-entendidos.
Os pacientes podem parecer bem-informados. No entanto, preocupações sobre aparência, conforto, custo etc. devem ser ouvidos. É importante estabelecer um diálogo honesto e aberto desde o início, para que possamos entender as prioridades do paciente e fornecer orientações adequadas. BOS disse: Todos os objetivos do tratamento devem ser documentados no prontuário clínico.
Em última análise, a insatisfação de que o tratamento proposto é razoável, de acordo com a prática aceita atual, no melhor interesse do paciente e dentro de seu treinamento e experiência. Desde que você não concorde com o tratamento do paciente, tenha cuidado se sua conversa inicial com o paciente levanta preocupações sobre as expectativas do paciente ou potencial adesão ao tratamento.
obtenção de consentimento
O processo de consentimento permite que os pacientes saibam exatamente o que esperar de seu tratamento. Corrija equívocos e deixe os pacientes saberem o que eles querem saber. Da mesma forma, pode levar mais tempo para alcançar o resultado desejado. Além disso, a possibilidade de recorrência do dente tratado. Aproveite esta oportunidade para obter o consentimento do paciente e informá-lo de que um encaminhamento pode ser necessário a qualquer momento durante o tratamento.
A BOS espera que o profissional ortodôntico conduza uma “discussão completa do caso” com o paciente. Afirma que “uma descrição dos riscos, benefícios e limitações de cada opção de tratamento deve ser bem discutida e documentada”.
Enfatiza a necessidade de “explicações claras em linguagem compreensível para os pacientes e/ou seus pais”. Além disso, os pacientes devem ter um período de “reflexão” para considerar suas opções. Você também terá a oportunidade de discutir seu plano de tratamento a qualquer momento.
Aumente as oportunidades para que os pacientes reflitam sobre as opções de tratamento e expressem suas preocupações. Dessa forma, é mais provável que você esteja totalmente envolvido no processo de tomada de decisão. Eles estão cientes dos riscos que são importantes para eles.
Revise o plano, se necessário
Uma vez iniciado o tratamento, você deve observar os sinais de que o tratamento não está indo conforme o planejado. Se for improvável que as expectativas de um paciente sejam atendidas com um determinado dispositivo no prazo esperado, é melhor ser franco. Poderá então reavaliar o seu plano ou marcar um encaminhamento, com os devidos consentimentos.
Permitir que os pacientes expressem suas preocupações mina sua confiança. Especialmente quando promete resultados perfeitos.
Do ponto de vista odontológico, gerenciar as expectativas do paciente é importante para garantir que os pacientes fiquem satisfeitos com os resultados do tratamento e reduzir a probabilidade de reclamações e queixas.
Como sempre, uma comunicação eficaz e honesta contribuirá muito para aumentar as chances de sucesso para você e seu paciente.
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