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4 atitudes práticas para melhorar a comunicação com o paciente

  • janeiro 16, 2023

Comunicação com o paciente e como melhorar

Uma reclamação comum entre os profissionais de saúde é que os pacientes não ouvem ou obedecem. Os pacientes, por outro lado, reclamam que pregamos, repreendemos ou tentamos vender-lhes coisas que eles acham que não precisam ou não entendem. Informação e comunicação são diferentes. A informação é o que as pessoas dizem, e a comunicação é o diálogo de mão dupla que chega até o paciente.

De acordo com o Institute for Healthcare Communication, “há uma forte relação positiva entre as habilidades de comunicação dos membros da equipe de saúde e a capacidade dos pacientes de seguir recomendações médicas, autogerenciar condições médicas crônicas e adotar comportamentos preventivos de saúde”.

Os três principais tópicos são cuidados centrados no paciente, entrevista motivacional e diagnóstico colaborativo com os pacientes. Existem várias técnicas e estratégias que você pode implementar hoje para melhorar sua comunicação com seus pacientes.

peça permissão

Eu uso essa analogia ao discutir interações com pacientes. Os pacientes podem ser seus companheiros de viagem e podem ser jogados para trás como bagagem quem você acha que está mais comprometido com o atendimento e resultados positivos?

Uma maneira fácil de mudar é trabalhar com o paciente e pedir permissão. “Posso reclinar meu assento? Posso ver sua boca. Posso compartilhar com você o que vejo.” Isso ajuda o paciente a se sentir envolvido e interessado.

Não dê informações ao paciente

Compartilhamos informações na esperança de que os pacientes sejam mais informados ao tomar decisões sobre sua saúde. Isso pode sobrecarregar o paciente, pedindo-lhes que absorvam muitas informações ao fazê-lo. Um estudo descobriu que entre 40% e 80% das informações prestados por profissionais de saúde são rapidamente esquecidos. Quanto mais informações, maior a taxa de esquecimento. Além disso, apenas cerca de 50% das informações retidas são lembradas corretamente e, quanto mais complexa a representação, menor a probabilidade de ser retida pelos pacientes.

Concentre-se em uma ou duas coisas de cada vez. As pessoas podem ouvir e reter informações se forem significativas para elas. Portanto, compreender as preferências, objetivos, barreiras e objeções de alguém pode ajudá-lo a personalizar sua mensagem.

iniciar uma conversa centrada no paciente

O modelo tradicional de odontologia geralmente pode ser descrito como autoritário, paternalista e benéfico para os pacientes durante os procedimentos quando eles têm dificuldade de concentração ou resposta. Essa pode ser uma abordagem dividida, especialmente se o paciente não estiver preparado para o que foi instruído. Isso se baseia no que o provedor acredita ser o melhor para o paciente. Assumimos que nossos pacientes desejam o mesmo nível de saúde bucal ideal que nós.

O modelo centrado no paciente é uma abordagem de conversação que inclui interação bidirecional, curiosidade, evitação de suposições e reserva de julgamento. Fazer perguntas abertas é uma ótima maneira de aprender mais sobre seu paciente. Perguntas hábeis permitem que os pacientes tirem suas próprias conclusões, em vez de serem informados sobre o que fazer. Isso encoraja a mudança porque os pacientes são mais propensos a se comprometer com o que dizem. Quanto mais pudermos envolver o paciente dessa maneira, mais poderemos ajudar a pavimentar o caminho para a tomada de decisões alinhadas com os objetivos do paciente.

Aqui está um exemplo. Tive um paciente idoso com xerostomia induzida por drogas que tinha placas espessas e bebia bebidas açucaradas e ácidas o dia todo. Aqui estão algumas perguntas que tive com ele.

  • Posso dizer-lhe algumas coisas que contribuem para a sua condição.
  • Qual destes você gostaria de mudar agora?
  • Qual dos seguintes produtos você acha que terá mais sucesso?
  • Quais são seus planos a partir de agora até sua próxima visita?

Concentrei-me no que ele queria fazer e por que era importante com base no que ele compartilhou comigo. Estabeleça uma ou duas pequenas metas de cada vez para se preparar para o sucesso. Ou concentre-se na mudança. Por exemplo, em vez de abordar todos os riscos de uma vez ou mudar todos os hábitos imediatamente, tentei começar cortando meu consumo de bebidas ácidas pela metade. Pudemos adicionar mais uma ou duas mudanças orientadas pelo paciente em direção a esse objetivo. É muito libertador aceitar que existem várias maneiras de ajudar alguém a desenvolver hábitos saudáveis, mesmo que seja apenas um pequeno passo de cada vez.

Pratique a escuta ativa

A escuta ativa significa ouvir, entender e reter informações completamente. Você deve estar totalmente presente quando a outra pessoa está falando, abster-se de julgamento ou intervenção e resumir e esclarecer o que você ouve.

Por exemplo: “Gostaria de saber o que você está discutindo sobre os raios-X”. Depois de ouvir o suficiente das respostas, você pode dizer: Estou lutando com aqueles de vocês que preferem esperar que a dor chegue, mas estou tentando ajudá-los com seu desejo de manter a economia sob controle. A dor costuma ser um sinal de tratamento não conservador e caro. O que você acha disso?”

Quando os pacientes pensam sobre a resposta, isso pode levá-los às melhores decisões. É mais provável que você entre em ressonância com eles do que exclua sua resposta completamente. Compare meu exemplo com um clínico que responde à negação com “Esse é o padrão de atendimento” ou “Você deveria”.

É o instinto humano que eu quero que você ouça. Quando as pessoas se sentem ouvidas, elas se tornam mais sensíveis às suas preocupações e se sentem menos rejeitadas. Isso ajuda a preencher lacunas de comunicação. A maneira mais fácil de ouvir é ouvir a outra pessoa.

Embora seja melhor trabalhar com os pacientes em uma ou duas áreas de cada vez, o mesmo pode ser dito para incorporar essas estratégias em suas interações com o paciente. Sugiro escolher um paciente, começar com uma técnica e construir a partir daí. É provável que você encontre algo melhor do que obediência – alguém disposto a fazer o que você quer que eles façam. Você será atendido com maior comprometimento e mais pacientes que se alinham com melhores decisões de saúde bucal porque desejam e entendem a importância dessas escolhas.

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