Cultura de segurança e economizar dinheiro
A segurança na odontologia é frequentemente vista como uma prioridade secundária em comparação com outros ambientes de saúde. Michelle Strange explica como fomentar uma cultura de segurança na prática pode trazer grandes benefícios.
Na minha experiência, a segurança em odontologia é muitas vezes relegada a uma prioridade secundária em comparação com outros ambientes de assistência à saúde. Há uma percepção de mortalidade significativamente menor e impacto econômico.
Infelizmente, essa abordagem muitas vezes descuidada resultou em inúmeras infecções e lesões. Práticas odontológicas associadas foram investigadas pelas autoridades de saúde, com sérias consequências legais e financeiras.
Compreender os conceitos de segurança e cultura do paciente
Hoje, a odontologia e a segurança do paciente são importantes temas de pesquisa. Experiências em medicina, psicologia e ciências sociais contribuem para diversos conceitos essenciais para a segurança do paciente. A definição de segurança do paciente específica para a área da saúde é “prestação de cuidado com foco na minimização do risco de danos desnecessários ao paciente”.
O conceito de cultura de segurança se originou com o desastre nuclear de Chernobyl em 1986, e especialistas de todo o mundo ficaram intrigados com os fatores que levaram aos trágicos eventos em uma usina nuclear ucraniana. Embora existam vários conceitos de trabalho, uma definição comum de cultura de segurança é “um corpo de conhecimento compartilhado por um número relativamente grande de pessoas”.
A cultura de segurança de uma organização é a combinação de valores, atitudes e comportamentos que determinam seu compromisso com seu programa de segurança e saúde. Quando se trata de odontologia, estabelecer uma cultura de segurança requer colocar a saúde do paciente e da equipe em primeiro lugar. Melhorar a segurança melhora a qualidade do atendimento. Este é um fator importante na evolução e desenvolvimento das organizações.
Organização confiável
Uma organização de alta confiabilidade (HRO) é uma organização que atinge metas de segurança, qualidade e eficiência por meio da implementação de cinco princípios básicos:
- Preocupação em não conseguir identificar oportunidades de melhoria
- Sensibilidade operacional, desde a conscientização até sinais e indicadores de alerta
- Respeite o profissionalismo e valorize funcionários experientes e experientes
- Resistência à simplificação sem atalhos
- Pratique a resiliência contra falhas de sistema improváveis, mas possíveis
Indústrias como energia nuclear, aviação e porta-aviões militares, que rotineiramente lidam com situações perigosas e imprevisíveis, adotaram esses princípios para encontrar maneiras de minimizar erros, apesar de estarem em um ambiente volátil.
Para entender verdadeiramente a cultura e o tipo de habilidades necessárias para se tornar um HRO, podemos observar o modelo desenvolvido pelos Drs. Allan Frankel e Michael Leonard intitulado “Uma estrutura para cuidados seguros, confiáveis e eficazes“. Aplicável a quase todos os ambientes médicos. Essa estrutura fornece um caminho claro para melhorias no estabelecimento de organizações de segurança do paciente.
A liderança, o desenvolvimento de uma cultura de segurança e sistemas de aprendizagem acessíveis são essenciais para criar e manter uma cultura de prestação de cuidados segura e de qualidade. Todos os componentes da estrutura devem estar presentes. Caso contrário, a aprendizagem é insustentável e o progresso alcançado é de curta duração.
Promover e implementar uma “cultura justa”
Praticar uma cultura de justiça é essencial para construir uma cultura de segurança que envolva seus funcionários. Uma cultura de justiça é aquela que promove uma cultura de confiança, aprendizado e responsabilidade, em vez de culpar ou envergonhar os envolvidos durante os incidentes. A forma como uma organização responde quando algo dá errado determina se os funcionários podem denunciá-lo com segurança e ser responsabilizados.
Relatório de eventos de segurança
O objetivo não é compartilhar responsabilidades, mas permitir que os funcionários relatem incidentes com segurança à medida que ocorrem. Mais tarde, você pode entender os eventos que levaram ao incidente e desenvolver soluções para evitar que isso aconteça novamente.
Quando as coisas dão errado e a primeira reação da empresa é punir, penalizar ou demitir o funcionário, você está perdendo uma oportunidade de identificar problemas, aprender, crescer e melhorar. Isso pode levar a situações estressantes contínuas. segurança psicológica
Uma definição comum de segurança psicológica é “a crença de que você não será penalizado ou humilhado por falar sobre suas ideias, perguntas, preocupações ou erros”. Nesse tipo de ambiente, os funcionários se sentem à vontade para fazer perguntas, expressar opiniões e ideias, relatar bugs e buscar feedback para melhorias. Este é um fator chave na construção de equipes de alto desempenho, pois evita o ‘pensamento de grupo’, que aumenta o envolvimento dos funcionários e melhora o desempenho geral.
análise de causa raiz
A análise de causa raiz (RCA) é uma técnica de resolução de problemas que busca descobrir e tratar a causa raiz de um problema, em vez de apenas abordar os sintomas do problema. O objetivo é identificar como e por que os danos futuros são evitados e eliminar os fatores que causaram o erro. Analisar a cadeia de eventos requer a mobilização de uma equipe multidisciplinar.
O Método Cinco Razões, originalmente desenvolvido para rastrear e identificar a causa raiz de problemas de fabricação em motores Toyota, também é uma ferramenta útil em RCA.
Existem cinco fatores envolvidos na execução de um RCA eficaz. Primeiro, descreverei e explicarei a cadeia de eventos que levou à descoberta do problema. Esta etapa deve levar ao estabelecimento de uma cronologia precisa dos eventos. Em seguida, faça uma distinção clara entre causa raiz, causalidade e não causalidade. Em seguida, identifique a sequência de eventos que pode ter causado o problema. Finalmente, implemente ações corretivas.
A segurança odontológica é parte integrante da prática diária. A construção de uma cultura de segurança começa com os líderes práticos. Eles devem liderar pelo exemplo e estabelecer um ambiente de trabalho positivo. Aprenda com os sucessos da HRO. Na HRO, há uma forte liderança responsável por criar e promover uma cultura de segurança, engajar a equipe e incorporar aprendizado e melhoria contínua no trabalho diário de todos na organização.
Isso promove um bom relacionamento e comunicação entre todos na equipe. Isso é essencial para construir confiança, promover segurança e, por fim, reduzir o estresse. Resultados de tratamento bem-sucedidos, satisfação do paciente e satisfação do funcionário são alguns dos benefícios da implementação de uma cultura de trabalho segura. Não é um reconhecimento que possa ser imposto. Em vez disso, deve ser compartilhado e adotado por todos os envolvidos.
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