Redes sociais X odontologia
Nos primeiros tempos, as redes sociais eram principalmente uma plataforma destinada a ligar as pessoas entre si, onde quer que estivessem no mundo. As redes sociais continuam a proporcionar aos utilizadores uma forma rápida e fácil de comunicar com amigos e familiares hoje em dia.
No entanto, tornou-se muito mais do que isso. Os meios de comunicação social são agora um poderoso instrumento empresarial para os empresários comercializarem as suas marcas. Quase todos os negócios, incluindo os consultórios dentários, podem participar e beneficiar do marketing das redes sociais. Eis sete razões pelas quais os consultórios dentários devem estabelecer uma presença nos meios de comunicação social.
razões para aderir as redes sociais
- Aumentar o conhecimento da marca
As plataformas de redes sociais têm milhões de utilizadores. Só o Facebook tem cerca de 3 milhões de utilizadores; o Instagram também faz parte do clube dos milhões de utilizadores. As redes sociais dão-lhe a oportunidade de tornar a sua marca mais visível para um público mais vasto. Ao publicar nas redes sociais, é provável que mais pessoas saibam da sua marca e se lembrem de si quando estão a receber tratamento dentário.
- Atrair novos pacientes
Ao utilizar as redes sociais, não se esqueça de publicar regularmente sobre tópicos que o seu público-alvo gostaria de ver, ou seja, saúde oral e cuidados dentários.
Introduzir diferentes tipos de pasta de dentes e informar as pessoas de que os cuidados dentários são seguros ajudará a criar confiança e torná-las-á mais propensas a lembrarem-se da sua prática dentária na sua próxima visita dentária. As contas nos meios de comunicação social também lhe permitem publicar informações sobre promoções, tais como aconselhamento gratuito ou descontos em certos serviços, que podem atrair mais pessoas para o seu consultório dentário.
- Envolva-se com pessoas
Estas plataformas permitem aos membros do público comunicar diretamente com os titulares de contas através de mensagens diretas e secções de comentários. Os postos dos meios de comunicação social são obrigados a captar a atenção da audiência. Pode então esperar-se que façam perguntas relacionadas com o tema, que expressem o seu acordo ou, em alguns casos, que iniciem uma discussão.
Envolva-se o mais possível com o seu público. Responder às suas perguntas, esclarecer as coisas, apresentar argumentos contrários e lembrar sempre de ser honesto e profissional.
- Aumentar a sua credibilidade
Os relatos das redes sociais são um bom lugar para flexionar os seus músculos de cuidados dentários. Ao postar sobre odontologia e saúde oral em geral, pode posicionar-se como um especialista na área. Se os seus posts e comentários responderem com precisão às perguntas do seu público, a sua reputação como dentista irá crescer e mais pessoas irão considerar visitar o seu consultório dentário para os seus serviços profissionais.
- Tornar a sua prática mais acessível
O seu público já conhece os seus conhecimentos através dos seus cargos, mas será que o conhecem realmente a si e aos membros da sua equipa suficientemente bem para lhe confiarem a sua saúde oral? As redes sociais podem desempenhar um papel crucial para tornar a sua prática dentária mais acessível e abordável. Posts com fotos e vídeos da sua clínica dentária são um bom ponto de partida. Imagens do seu pessoal de clínica dentária em ação também ajudarão muito a conhecer melhor a sua clínica dentária.
Se puder organizar uma sessão AMA (Pergunte-me Qualquer Coisa), faça-o – os AMAs tendem a concentrar-se em questões pessoais, por isso esteja preparado para responder a mais do que apenas questões relacionadas com os dentes.
- Resultados rastreáveis
Ao contrário do marketing tradicional, os resultados do marketing das redes sociais são muito mais fáceis de monitorizar graças a um tesouro de ferramentas de rastreio gratuitas e pagas. Com estas ferramentas em mãos, pode facilmente medir métricas tais como volume, alcance, envolvimento e influência, dando-lhe uma imagem clara dos resultados das suas campanhas.
Os dados destas ferramentas informá-lo-ão se está a fazer as coisas da forma correta ou se precisa de ajustar a sua abordagem para maximizar resultados.
- Compreenda os seus concorrentes
Saiba quem são os seus concorrentes. Se assim for, é provável que já lá estejam, independentemente dos meios de comunicação social que se procure. Se os seus concorrentes estão nas redes sociais e você não está, já está a perder os benefícios que o Facebook e outros podem trazer ao seu negócio. Se os seus concorrentes não tiverem meios de comunicação social, crie-os para a sua clínica dentária e fique à frente de todos os outros.
Dado o poder dos meios de comunicação social, é seguro dizer que já não é uma opção para empresários, incluindo dentistas. Hoje em dia, uma presença nas redes sociais é já uma necessidade para aumentar as suas hipóteses de sucesso em muito.
Lembre-se de que a atividade das redes sociais pode ser feita por si própria, mas requer esforço e paciência.
Se quiser envolver-se nas redes sociais, mas tiver pouco tempo, pode deixar que uma empresa de marketing digital trate da sua campanha nas redes sociais. A sua experiência em meios de comunicação social tem ajudado inúmeras empresas a atingir os seus objetivos. E podem fazer o mesmo pelo seu consultório dentário.
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