networking x odontologia
Estou descrevendo três lições importantes que aprendi ao longo da minha presidência estudantil, que me ajudaram a construir minha rede profissional este ano.
Aumentamos o número de cargos que trabalham com grupos odontológicos à medida que criamos muitos novos relacionamentos em Leeds, e fiquei feliz por ter feito amizade com essas pessoas ao longo do caminho.
1. As pessoas são amigáveis, mas você tem que ir primeiro
Inicialmente, eu tinha muitas crenças limitantes sobre a indústria odontológica como um todo. Achei que ninguém nos levaria a sério ou se daria ao trabalho de nos ajudar, e que eu não conseguia entrar em contato. Olhando para trás agora, reconheço que essas crenças eram falsas.
A coisa crítica aqui é que eu tinha que ser o único a iniciar as conversas. Se esperássemos para sempre que as empresas nos procurassem, nada seria feito. Então, precisávamos dar o primeiro passo para fazer as coisas acontecerem.
Um ponto de venda exclusivo das sociedades odontológicas é que elas podem fornecer exposição para a próxima geração de estudantes de odontologia em troca de ajudá-los a financiar seus eventos.
O valor que estudantes como eu poderiam fornecer nem sempre era óbvio, então eu tive que demonstrar como poderíamos ajudar esses negócios sendo os primeiros a entrar em contato.
Por exemplo, em Leeds, oferecemos estandes em nossa feira cada vez maior, onde as empresas podem mostrar seus serviços. Incentivamos os patrocinadores a nos ajudarem a financiar parte de nossas redes sociais de boas-vindas da semana dos calouros em troca de publicidade usando nossos canais de mídia social.
Se uma empresa nos ajudasse, eu precisava garantir que poderia ajudá-la a divulgar sua marca em troca de seu investimento no corpo discente.
Eu vi uma indústria odontológica muito interconectada, onde todo mundo parece conhecer todo mundo! Quando as empresas não podiam nos ajudar diretamente, tendiam a conhecer alguém que pudesse nos indicar a direção certa, me ajudando a navegar nesses diversos setores.
Todas as contribuições para a nossa sociedade foram apreciadas de todo o coração, e as pessoas com quem falei foram muito amigáveis.
2. Uma ligação de cinco minutos vale um milhão de mensagens
No início, sempre acreditei que a melhor maneira de me comunicar com qualquer pessoa era através de e-mails detalhados. Eu pensei que isso porque todas as informações seriam acessíveis em um só lugar.
No entanto, aprendi rapidamente que a comunicação por meio de longos segmentos de e-mail era lenta. As mensagens-chave podem se perder em e-mails ou mensagens de texto, causando confusão em ambos os lados e reduzindo a produtividade geral.
Quando comecei a solicitar ligações rápidas de cinco minutos, a comunicação tornou-se muito mais pessoal e mais coisas foram feitas. O acompanhamento posterior com um resumo por e-mail tornou o processo mais gerenciável.
Na faculdade de odontologia, nossos tutores explicam que dar um folheto físico a um paciente o ajudaria a lembrar das informações fornecidas.
Da mesma forma, esses e-mails de resumo significavam que ambas as partes tinham clareza sobre os próximos passos.
Agendamos chamadas para salvar mensagens extensas e garantir que informações relevantes pudessem chegar às pessoas certas.
Da mesma forma que aprendemos a construir um relacionamento com nossos pacientes adaptando nosso estilo de comunicação, precisávamos garantir que trabalhássemos efetivamente com cada empresa.
Esse sistema mudou a forma como nos comunicamos com nossos patrocinadores, garantindo um processo direto para todos os envolvidos simplesmente por ter ligações mais curtas com mais frequência.
3. Bata nas portas em vez de abrir as janelas
Há uma excelente analogia que se encaixa muito bem aqui sobre abridores de janelas e aldravas. Uma vez que ouvi isso, me ajudou a reconhecer o benefício de buscar oportunidades: abridores de janelas são pessoas que querem olhar pela janela para descobrir se o resultado de que gostam está do outro lado e se vale a pena alcançá-lo.
Eles abrem a janela e passam se o resultado que desejam é visível no lado oposto.
No entanto, na vida, encontrar o caminho para o resultado desejado nem sempre é fácil. Nem sempre há uma janela aberta com o resultado garantido, imediato e perfeito do outro lado.
Os melhores resultados estão escondidos atrás de portas, então temos que bater para ver o que está por trás.
Comparado com uma janela, bater nas portas não nos dará sempre um retorno garantido. No entanto, oferece uma oportunidade de aprendizado com potencial para crescer. Teria sido fácil para mim manter os negócios anteriores e não procurar mais opções.
Uma citação que ficou comigo foi que se sempre fizéssemos o que sempre fizemos, sempre chegaríamos onde sempre chegamos.
Como minha equipe trabalhou de forma oportunista, encontramos novos relacionamentos que agora nos ajudariam a longo prazo.
Surpreendeu-me o quanto ganhei batendo de porta em e-mail ou mídia social, como entrar em contato via Instagram ou enviar um e-mail rápido.
Eu sabia que ser ignorado poderia acontecer para comunicação online, pois nem todo mundo tinha tempo. No entanto, as pessoas que responderam fizeram uma imensa diferença.
Networking e aprendizado
No geral, buscar essas oportunidades faz uma enorme diferença, e combinar isso com um estilo de comunicação personalizado significa que eu poderia acessar a indústria odontológica de forma mais eficaz.
É intimidante para começar, mas dar alguns pequenos passos torna as coisas muito mais fáceis a longo prazo.
Acredito que as sociedades odontológicas são uma excelente maneira de as empresas apoiarem a próxima geração de membros em nossa profissão e atuar como uma boa plataforma de aprendizado para estudantes como eu aprenderem mais sobre odontologia além da universidade.
Sei que ainda tenho muito a aprender, mas espero com entusiasmo trabalhar com mais pessoas à medida que me aproximo da data de minha formatura e além.
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