O atendimento humanizado no consultório odontológico preza pelo bem-estar do paciente em primeiro lugar. Afinal, a pessoa que se sente atendida, acolhida e respeitada certamente retornará, além de indicar o dentista para familiares, amigos e colegas de trabalho.
Desta forma, neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas que podem auxiliar você a ter um atendimento humanizado no seu consultório odontológico cada vez melhor.
Afinal, o sucesso de um consultório odontológico está diretamente ligado à satisfação de seus clientes, já que são eles que garantem uma agenda cheia e uma maior rentabilidade para sua gestão.
Acompanhe o artigo!
Odontologia humanizada: como acolher o paciente
Focar no atendimento humanizado no consultório odontológico e garantir ao paciente que o problema ou demanda que o levou para a clínica seja resolvida e proporcione uma experiência positiva faz parte de um modelo da odontologia humanizada.
Para conquistar a satisfação completa do seu paciente é indispensável entender todo o caminho que ele percorre em sua clínica e oferecer um excelente relacionamento em todas as etapas.
O dentista precisa oferecer ao paciente um atendimento humanizado no consultório odontológico, trazendo proximidade ao atendimento e proporcionando a solução desejada.
O que não fazer no atendimento ao paciente em seu consultório
Apesar de ser uma tarefa relativamente simples, é importante dar atenção a todos os detalhes para oferecer um bom atendimento humanizado no consultório odontológico.
- Não chamar o paciente pelo nome
Seu paciente quer saber que você se importa com ele e trata o seu caso com toda a atenção. Para que ele tenha a certeza que você está dando toda a atenção que ele merece, não deixe de chamá-lo sempre pelo nome e mantenha uma relação de proximidade. O paciente precisa ter a certeza que você está tratando sua reclamação colocando-o como prioridade.
- Uso de frases robotizadas, prontas ou pré-definidas
Atender o paciente sem oferecer a devida atenção a seu caso é um indicativo de que seu tratamento não está sendo humanizado. Esteja presente de corpo e alma durante cada consulta, mostrando ao seu paciente todo o seu interesse e foco na resolução de problemas.
- Não levar a opinião do paciente em consideração
O cirurgião dentista é o especialista que dará o diagnóstico ao paciente, claro. Mas o paciente deve ter sua opinião respeitada e levada em consideração. Não se deve tratá-lo como alguém que não sabe do que está falando, mesmo que suas opiniões não sejam cientificamente corretas.
- Receber os pacientes com antipatia
Este ponto é importantíssimo: sua simpatia é o que faz o cliente se sentir confortável durante a consulta ou tratamento. Por isso, tente sempre mostrar bom humor e interesse genuíno no seu paciente. Isso também deve ser algo primordial para a pessoa que trabalha na recepção, caso seu consultório possua uma.
- Não prestar atenção no que o paciente fala
Seu paciente está no consultório para ter sua atenção total e irrestrita. Enquanto estiver atendendo-o, sua atenção e concentração deve ter apenas um foco: resolver o que o paciente está relatando. Foco e atenção na demanda do paciente!
- Falar muito durante a cirurgia
Algo que incomoda muito o paciente é ouvir frases desconfortáveis durante sua cirurgia. Enquanto seu paciente está sendo atendido, não comente em voz alta sobre a extensão dos danos que você está tratando ou detalhes que possam ser desagradáveis ou incômodos.
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